MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa
Data
14 ABR 2015
Horário
19:00
Local
CCB – Grande Auditório
Preço
5€
Ciclo
2014–2016
Participantes
Studio Mumbai, Bijoy Jain, Pedro Bandeira
Co-Produção
CCB

Ahmedabad House - Srijaya Anumolu 6720, 6652   - Mitul Desai

Studio Mumbai

Bijoy Jain


Entre o Sol e a Lua   


Fundado por Bijoy Jain, o Studio Mumbai trabalha com uma infra-estrutura humana de hábeis artesãos, técnicos e projectistas, que toma a seu cargo não só o desenho mas também a própria construção dos seus projectos. Este grupo partilha um espaço de trabalho criado a partir de um processo sistemático, onde as ideias são exploradas através da produção de maquetes de grande escala, estudos de materiais, esboços e desenhos. Os projectos são desenvolvidos considerando de forma atenta o lugar e a prática, partindo de ofícios de origem tradicional, materiais e técnicas de construção locais, e uma ingenuidade que advém de recursos limitados.


Bijoy Jain (Mumbai, 1965)


É actualmente um dos arquitectos mais importantes da Índia. Estudou e trabalhou nos Estados Unidos e na Europa antes de regressar à Índia para fundar o seu atelier. Ao regressar, depara-se com uma arquitectura local que se tinha ocidentalizado e perdido as suas referências. Assim, foi levado a criar um atelier que funciona num ambiente de oficina. O trabalho do Studio Mumbai foi apresentado no Museu Victoria & Albert em Londres e na 12a edição da Bienal de Arquitectura de Veneza. Amplamente premiado, destacam-se o Prémio Global de Arquitectura Sustentável do Institut Français d’Architecture (2008), o Prémio BSI – Swiss Architectural e recentemente a Grande Médaille d’Or da Academie d’Architecture (França, 2014). Leccionou em Copenhaga e na Universidade de Yale e é, desde 2014, professor convidado na Escola de Arquitectura em Mendrísio.


Pedro Bandeira (Porto, 1970)


Arquitecto, professor na Universidade do Minho, integrou a exposição Metaflux na representação portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza (2004) e representou Portugal na Bienal de São Paulo (2005). É autor do livro "Projectos Específicos para um Cliente Genérico" editado pela Dafne e o comissário convidado para a primeira edição do Open House Porto, em 2015.