MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa
Data
11 NOV 2015
Horário
19h00
Local
CCB – Grande Auditório
Preço
5€
Ciclo
2014–2016
Participantes
Diogo Burnay, Jacob van Rijs
Co-Produção
CCB

Markthal Rotterdam © Daria Scagliola

MVRDV

Jacob van Rijs


Esta conferência de Jacob van Rijs dos MVRDV representou o terceiro momento do segunda edição do ciclo Distância Crítica que se iniciou em Janeiro de 2015. Desde o início dos MVRDV, há mais de 20 anos, que a sua prática combina uma abordagem conceptual e teórica, desde o Pig City ao Grande Paris, incidindo na realização destas ideias ou protótipos que resultaram no recentemente inaugurado Market Hall em Roterdão, Villa VOPRO, WOZOCO, Book Mountain e Mirador Madrid.  

De que maneira se comportam estes edifícios depois de ocupados? Qual a filosofia, lógica e design thinking subjacentes aos poderosos conceitos visuais dos MVRDV? E como é a vida dentro de uma casa azul, numa tribuna cor de laranja, numa rua comercial na vertical, em silos de habitação e dentro de uma montanha de livros? Esta conferência discutiu estas e outras questões relacionadas com o mais recente livro do estúdio holandês, MVRDV Buildings.


Jacob van Rijs (Amsterdão, 1964) 


Mestre em Arquitectura pela Universidade de Tecnologia de Delf (1990) e co-fundador do atelier MVRDV (1991), exerce nas áreas da arquitectura e do planeamento urbano alicerçado numa forte componente de investigação. Sob a atenção internacional desde cedo, Jacob van Rijs participa em conferências e júris internacionais com regularidade e já leccionou em universidades e institutos espalhados pelo mundo, sendo actualmente professor convidado na Universidade Técnica de Munique. Desde 2011, é também presidente do programa internacional do Instituto Real dos Arquitectos Holandeses (BNA). O seu trabalho, onde se salientam por exemplo Silodam (Amesterdão, 2003) e Market Hall (Roterdão, 2014), encontra-se amplamente publicado, destacando-se edições monográficas como MVRDV Buildings (2013), KM3 (2005) e FARMAX (1998), ilustrativas do seu percurso até à data.


Diogo Burnay


É professor associado e director na Escola de Arquitectura da Universidade Dalhousie em Halifax, Nova Scotia, Canadá. Fundou os CVDB Arquitectos com Cristina Veríssimo, em 2000, e com Tiago Santos, desde 2008. O seu trabalho foca-se na relação da arquitectura com o público, no contexto da sua paisagem cultural e física e na experiência e percepção individual dos espaços e lugares sítios de cada um. Projectos e edifícios têm sido exibidos e publicados e têm recebido reconhecimentos recebendo prémios nacionais e internacionais. Foi recentemente seleccionado para integrar a exposição “Habitar Portugal”.