MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
15 FEV 2018
Horário
19h
Local
Preço
Participantes
Tham & Videgård, Luís Tavares Pereira
Informação adicional

Tham & Videgård

Ciclo Distância Crítica


Sediado em Estocolmo, este atelier é liderado pelos seus co-fundadores, Bolle Tham (b.1970) e Martin Videgård (b.1968). Desde o início que a sua prática chamou à atenção pela abordagem experimental e a inovação da sua obra construída. A qualquer escala, esta dupla tem um conjunto de princípios coerentes e uma distinta consciência histórica. Para Bolle Tham e Martin Videgård, os edifícios e objectos não são meras expressões do gosto contemporâneo, mas uma forma de história contínua projectada no tempo futuro.

À prática de Tham & Videgård já foram atribuídos vários prémios nacionais e internacionais, e por duas vezes o prémio Kasper Salin “for new architecture” na Suécia. Obras de relevo (na Suécia) incluem a nova School of Architecture do Royal Institute of Technology (KTH), o Kalmar Museum of Art, Moderna Museet Malmö (the Swedish Museum of Modern Art), o conjunto de edifícios de habitação Västra Kajen, o Centro Comercial Uppsala, Creek House e Mirrorcube para o Tree Hotel em Harads.

Bolle Tham e Martin Videgård são membros da Swedish Royal Academy of Arts, ensinam e dão conferências em escolas de arquitectura na Suécia e pelo mundo. Em 2014-2015 foram professores convidados na PBSA Peter Behrens School of Architecture em Düsseldorf. Em 2017, a revista El Croquis publicou a 5ª monografia sobre o trabalho do atelier Tham & Videgård. No mesmo ano, foram o único atelier nórdico a participar na Chicago Architecture Biennial 2017, “Make New History”.


conversa com Luís Tavares Pereira
Arquitecto, crítico, e fundador do atelier [A] ainda arquitectura. Membro do ECP (European Cultural Parliament).