MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
21 JUL 2012
Local
Palácio Sinel de Cordes
Participantes
Lev Bratishenko, Frederico Duarte, Becky Quintal e participantes

Workshop Critical: Lisbon

“Critical: Lisbon. Falar à Cidade, Falar com a Cidade” foi um workshop de uma semana (de 16 a 21 de Julho de 2012) dedicado à expressão, discussão, escrita e publicação crítica sobre arquitectura. Concebido como um projecto editorial especulativo, este workshop confrontou a noção de que o arquitecto e o público operam em universos ideologicamente díspares na sua procura e desejo comuns de melhorar a cidade.

Coordenado por Lev Bratishenko, Frederico Duarte e Becky Quintal, o workshop tomou a cidade de Lisboa como base de trabalho e inspiração, e explorou os desafios e obstáculos que os críticos de arquitectura enfrentam, mas também as estratégias, tácticas e ferramentas que utilizam para os ultrapassar.

No workshop foram analisados os muitos meios e mensagens disponíveis aos críticos de hoje: desde ensaios, vídeos, artigos de opinião, fotografias, entrevistas com arquitectos e outros agentes-chave da cidade até recensões descritivas de edifícios ou controvérsias actuais sobre espaços públicos.

Este workshop destinou-se a estudantes e jovens profissionais interessados em questões de design, arquitectura e assuntos urbanos.

Apresentação de resultados ao público deu-se no dia 21 de Julho de 2012 às 22h no Palácio Sinel de Cordes, sede da Trienal.