MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa

© Dóra Karácsony

Open Day

Abertura oficial do Pólo Criativo

A Trienal de Arquitectura de Lisboa, no dia 12 de Setembro, entre as 15h e as 23h, abriu as portas do novo Pólo Criativo, sediado no Palácio Sinel de Cordes, espaço que agora vê terminada a sua primeira fase de reabilitação. No âmbito de um protocolo celebrado com a autarquia, este tem na sua génese acolher projectos inovadores envolvidos na concepção, programação, prática e crítica da arquitectura e áreas criativas conexas. Durante um dia, convidámos todos a descobrir o trabalho dos cinco novos residentes seleccionados para inaugurar este novo espaço de criação da capital: KWY, Caus, Angular, Warehouse, Multidão (Osso/Stress.fm). 


Mas não só. O programa deste Open Day foi enriquecido com a participação de agentes culturais e outros colectivos - que desde 2012 passaram pelo Palácio - através de workshops de serigrafia, ateliers de fotografia, oficinas, leituras, conversas radiofónicas e um mercado de livros de arte e arquitectura. Visando reforçar a ligação da arquitectura com os diferentes sectores da sociedade através da multidisciplinaridade, principal objectivo da Trienal, a activação deste novo espaço é possível devido ao investimento da CML que, para além da cedência do Palácio Sinel de Cordes, financiou esta primeira fase de recuperação do mesmo. Esta abertura oficial contou com a presença da Dra. Graça Fonseca, Vereadora da Economia, Inovação e Educação da C. M. de Lisboa.

O projecto de reabilitação, conservação e restauro do Palácio é da autoria do Atelier FSSMGN, tendo como mecenas a Sanitana, Conservação ao quadrado, CIN, Tarkett, Mitera, Polyrey, LaserBuild, Coriadesign, Gyptec, Hager e Knauf Insulation.